Em busca da história da família: Como encontrar parentes desconhecidos

A internet tem facilitado as relações de trabalho e pessoais também. Cada vez mais existem dados disponíveis que permitem ter acesso a informações que antes seriam muito difíceis de se conseguir.

Uma das coisas que é possível aprender é como procurar um parente desconhecido pela internet ou então um parente distante ou que tenha sido dado como desaparecido.

Por onde começar?

Atualmente, já é possível utilizar os registros dos cartórios para encontrar um parente desconhecido. Mas para isso, é importante que se tenha algumas informações ou pistas sobre a pessoa que se pretende encontrar.

O nome completo, o nome dos pais da pessoa, estado e cidade onde nasceu e também datas aproximadas de nascimento ou casamento são informações que vão auxiliar na busca.

Com essas informações, ou parte delas, já é possível fazer um pedido de busca online de certidões. Como a pesquisa será feita em cartórios, saber a cidade se torna um item essencial para a busca.

Isso também leva a um aviso importante: algumas cidades ainda não digitalizaram totalmente o acervo de certidões e registros, o que dificulta a busca online. Nesses casos, a busca deverá ser feita presencialmente ou via telefone.

Outro ponto a ressaltar é que para cada cidade ou cartório será necessário fazer uma nova busca de certidões.

Informações necessárias

Ponto importante para uma busca mais precisa e rápida são as informações a serem fornecidas. Aqui vai uma lista de informações importantes:

  • estado para a busca;
  • cidade da busca;
  • possível cartório para a pesquisa;
  • tipo de certidão desejada (nascimento, casamento ou óbito);
  • nome completo da pessoa registrada ou cônjuges;
  • possível data de registro;
  • nome dos pais;
  • outras observações que possam ser úteis para o cartório (número de documentos, dados adicionais, bairro onde a família residia, etc.).

    Ressaltamos aqui que não é necessário fornecer todas as informações, já que é possível que não se tenha todas elas à disposição. Quanto maior o número de informações, mais precisa e rápida será a busca.

    Prazos

    Em geral, o prazo para a resposta das pesquisas é de até 30 dias úteis, salvo se for necessário realizar uma pesquisa mais profunda. Em todo caso, é possível acompanhar tudo pelo site por onde foi solicitada a certidão.

    Valores

    O valor da busca de certidões varia de estado para estado e também da quantidade de pesquisas que precisarão ser feitas para encontrar a certidão.

É válido ressaltar aqui que a busca de certidões é um serviço por si só. Se algo for encontrado na pesquisa, a emissão da segunda via da certidão ou de uma certidão negativa também precisará ser paga à parte.

A busca foi concluida, e agora?

Quando o cartório concluir a busca, podem ocorrer duas coisas. A primeira é quando o registro é localizado, o solicitante recebe um email e pode pedir a emissão da segunda via da certidão.

Entretanto, quando não se encontra nenhum registro, o solicitante é avisado de que nada foi encontrado. Em alguns cartórios, o solicitante pode pedir uma certidão negativa informando que não foi encontrado nenhum registro para os parâmetros indicados pelo solicitante.

 

Avalie esse post

Clique para Avaliar

Classificação Média 3.8 / 5. Contagem de Votos 4

Sem votos! Seja o primeiro!

Posts Relacionados

menu