Casamento civil: qual é o papel das testemunhas?

Uma das primeiras decisões que o casal precisa fazer quando decide se casar é a escolha das testemunhas do casamento.

As testemunhas nem sempre são lembradas mas elas tem papel essencial em um casamento. Neste artigo, vamos falar sobre o papel das testemunhas e da importância delas na cerimônia.

 

O que é uma testemunha de casamento?

Entender o que é ser uma testemunha é de vital importância e pode influenciar diretamente na escolha da pessoa.

As testemunhas estão junto aos noivos para comprovar a identidade do casal e atestarem que não existe nenhum impedimento legal para que o casamento aconteça.

 

Testemunhas para habilitação

Em primeiro lugar, é importante lembrar que os noivos devem comparecer ao cartório no mínimo 30 dias antes da data pretendida para o casamento, para fazer a habilitação.

Nesta ocasião, é preciso apresentar duas testemunhas, maiores de 18 anos e munidas de seus documentos pessoais originais. Elas assinarão o documento que comprova que não existe nenhum impeditivo para a realização do casamento.

É importante ressaltar alguns pontos sobre as testemunhas da habilitação. Essas duas testemunhas não podem ser pai e mãe de nenhum dos noivos e, é recomendado que sejam pessoas próximas ao casal. Outro ponto importante é que as testemunhas do processo de habilitação não precisam ser, obrigatoriamente, as mesmas do dia da cerimônia.

É nesse ponto também que os noivos apresentam os documentos necessários (certidão de nascimento, certidão de casamento com averbação caso um dos noivos já tenha sido casado, RG, CPF, e comprovante de endereço) para a realização do casamento.

As testemunhas do casamento civil

Assim como na habilitação, a cerimônia também há a necessidade de testemunhas. Mas agora, são quatro testemunhas. Assim como na habilitação, as testemunhas do dia da cerimônia precisam ser maiores de 18 anos, estar munidas dos documentos pessoais originais e não podem ser pai e mãe dos noivos.

Avalie esse post

Clique para Avaliar

Classificação Média 4.1 / 5. Contagem de Votos 33

Sem votos! Seja o primeiro!

Posts Relacionados

menu