Casamento homoafetivo: tudo o que você precisa saber para celebrar a união com todos os direitos garantidos

O casamento é a celebração do amor e da vontade de duas pessoas de dividirem a vida um com o outro e, no caso do casamento civil, é uma forma de garantir todos os direitos previstos em lei para o casal. Mas será que existe diferença quando o casal é formado por pessoas do mesmo sexo?

Neste artigo, vamos falar sobre a união civil homoafetiva, casamento civil entre pessoas do mesmo sexo e quais são os direitos e deveres de cada pessoa dentro do casamento.

 

O aspecto legal

A primeira coisa a esclarecer é que o casamento civil homoafetivo ainda não é uma lei consolidada. Em 2011, o Supremo Tribunal Federal (STF) passou a reconhecer, depois de votação unanime, a união civil estável entre casais formados por pessoa do mesmo sexo.

Desde então, a comunidade LGBTQIA+ passou a pressionar ainda mais e, em 2013, a Comissão de Constituição e Justiça aprovou uma jurisprudência determinando que cartórios passassem a realizar o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo.

Apesar disso, o casamento homoafetivo ainda não é uma lei. Em 2017, o mesmo CCJ aprovou um projeto de lei que consolida o casamento civil homoafetivo no código civil brasileiro. Porém, esse projeto ainda não foi votado no Congresso Nacional e segue em tramitação.

 

Existe uma chance do casamento homoafetivo ser proibido?

Como não há, atualmente, uma lei que garanta o casamento civil homoafetivo no Código Civil Brasileiro, existe uma chance dele voltar a ser proibido. 

Isso aconteceria se uma nova lei, proibindo o casamento homoafetivo, fosse votada e sancionada pelo presidente da República. Porém, como via de regra, o entendimento do STF sobre um tema onde não há uma lei específica prevalece, até que uma lei sobre o tema seja votada e sancionada.

 

Os direitos legais

A questão dos direitos em um casamento e/ou união estável homoafetiva é relativamente simples.Com base nos entendimentos do STF, os casais homoafetivos tem os mesmos direitos legais garantidos a um casal heterossexual. 

Entre eles, podemos citar o direito à adoção, a herança e pensão, seguro de saúde, conta conjunta, compartilhamento de propriedade, etc.

 

Como realizar um casamento homoafetivo?

O processo para realizar um casamento civil homoafetivo é exatamente igual, do aspecto legal, a um casamento civil heterossexual. Os documentos solicitados, valores e ritos são os mesmos.

O primeiro passo é definir o regime de bens que o casal adotará a partir da data do casamento, que pode ser regime de comunhão total ou parcial de bens e separação total  de bens. Para isso, o casal deve providenciar o Pacto Antenupcial, onde o regime fica registrado em cartório por meio de escritura pública.

 

A documentação

Com o regime de bens definido, o próximo passo é a qualificação para o casamento. Nessa etapa são apresentados todos os documentos necessários para a celebração do casamento. Eles devem ser entregues em um prazo de 20 a 90 dias antes da data desejada para o casamento. Os documentos são: 

  • RG;
  • CPF;
  • Certidão de Nascimento atualizada;
  • Certidão de casamento com averbação de divórcio, separação ou óbito (caso um dos noivos tenha sido casado anteriormente)
  • Duas testemunhas, que devem ser maiores de 18 anos, alfabetizada e portar o documento de identidade original e atualizado.

Após a apresentação, será feita uma avaliação para averiguar quaisquer motivo que possa vir a inviabilizar a união. Com tudo em ordem, o casamento será celebrado pelo juiz de paz na data escolhida.

 

Já estou em uma união estável, posso converter em casamento?

Essa pergunta é recorrente e a resposta é sim, é possível transformar a união estável em casamento. O procedimento para essa conversão é exatamente o mesmo do casamento.

 

Quanto custa? 

O valor para realizar o casamento civil varia de estado para estado e também de como é a sua realização. Se feito em cartório, o valor no estado de São Paulo é de R$ 401,29. Caso o juiz de paz precise se deslocar até o local do casamento, o valor é de R$1.337,66.

Avalie esse post

Clique para Avaliar

Classificação Média 3.5 / 5. Contagem de Votos 2

Sem votos! Seja o primeiro!

Posts Relacionados

menu