Descubra se você tem tudo o que precisa para conseguir um financiamento

Conseguir um financiamento de um imóvel é o sonho de muitos brasileiros. Isso porque morar em um imóvel próprio traz mais segurança para as famílias e gera menos gastos que o pagamento frequente de aluguel.

Pensando nesse cenário, cada vez mais bancos estão investindo em produtos financeiros para o público interessado em comprar uma casa ou apartamento. 

Se você, assim como outros trabalhadores, tem o desejo de comprar um imóvel novo ou usado para morar, saiba que é possível fazer isso por meio de condições diferenciadas.

A principal vantagem do financiamento de um imóvel é a possibilidade de pagar um valor ao longo dos anos até que ocorra a quitação por completo. 

Outro diferencial é que o financiamento costuma ter um prazo bastante amplo, podendo a chegar a mais de 30 anos. 

Ou seja, trata-se de uma excelente opção para quem está iniciando a vida ou quer garantir segurança para as futuras gerações. Neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre os documentos exigidos nos financiamentos.

Financiar casa própria: vale a pena?

Agora que você já conhece as principais vantagens de financiar um imóvel, é importante salientar que este processo envolve algumas questões burocráticas para ser aprovado.

Sendo assim, para ter o financiamento liberado pelo banco não basta apenas escolher um imóvel e começar a planejar a mudança. 

Para ter sucesso na negociação, o futuro comprador deve reunir uma série de documentos e comprovar que tem condições de arcar com as parcelas mensais. 

O que é preciso para conseguir um financiamento imobiliário?

No Brasil, há bancos privados e públicos que financiam uma parte ou praticamente todo o valor do imóvel, parcelando a quantia devida em meses e anos. 

Sendo assim, a primeira coisa que você deve avaliar é se há alguma quantia guardada que poderá ser dada como entrada no financiamento. Lembrando que, quanto maior for este sinal, menor será a dívida a ser financiada. 

Uma das instituições mais procuradas para financiamento no Brasil é a Caixa Econômica Federal, pois suas condições conseguem atender às expectativas de grande parcela da população. 

Mas há outros bancos com taxas de juros e modalidades de financiamento diferenciadas para diferentes tipos de públicos.

Além do financiamento para compra de imóvel, há modalidades para quem deseja construir ou reformar. Outra opção é o financiamento imobiliário com recursos disponíveis no FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). 

Nesse caso, o cidadão consegue usar a quantia depositada na conta do FGTS para adiantar as parcelas ou até mesmo dar como entrada na aquisição de uma propriedade para uso residencial, seja urbano ou rural.

Exigências para financiar um imóvel

Geralmente, os bancos fazem algumas exigências comuns para que a pessoa consiga dar entrada no pedido de financiamento. São elas:

  • Comprovação de renda e capacidade de pagamento 
  • Além de ser maior de idade, é preciso também ser brasileiro nato ou naturalizado;
  • O imóvel desejado deve estar localizado no município onde o cliente atestar residência durante mais de um ano.
  • Consumidor deve ter o CPF regularizado

Um dos problemas que costumam dificultar a aprovação de um financiamento é o famoso 'nome sujo na praça'. Ou seja, pessoas com CPF negativado podem ser vistas pelas instituições bancárias como devedoras e isso gera dificuldades na hora de conseguir crédito no mercado. 

Para evitar este tipo de situação, a melhor recomendação é movimentar sua conta bancária de forma consciente e manter as contas pagas em dia. 

Financiar e escolher o imóvel de sua preferência

Antes de procurar o banco para dar entrada no pedido de financiamento, o interessado pode analisar com calma os imóveis à venda na sua região e fazer um comparativo de preço. 

Depois de saber o valor a ser financiado, é hora de entrar em contato com o vendedor e analisar se o imóvel está em dia com as documentações e impostos.

Um advogado é sempre o profissional mais indicado para orientar esse tipo de negociação. Por último, é hora de procurar um banco e iniciar os procedimentos para contratação do empréstimo para compra da casa própria. 

O comprador deverá apresentar uma série de documentos, como RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de renda mensal atualizado. 

O vendedor, por sua vez, também precisará emitir certidões em cartórios, como a Certidão de Inteiro Teor do imóvel.  

Todas as informações e documentos apresentados serão avaliados pela instituição financeira. 

Quando o cadastro do financiamento imobiliário for aprovado pelo banco, o gerente entrará em contato para dar seguimento ao processo de aquisição da sua casa, terreno ou apartamento.

Documentos mais exigidos para financiamento imobiliário

  • Documentos pessoa física

RG e CPF;

Certidão de nascimento;

Comprovante de renda e endereço atualizados;

Certidão de débitos e tributos federais;

Certidão de casamento;

Documentos pessoais do cônjuge, caso o solicitante seja casado.

  • Documentos pessoa jurídica

Cadastro dos sócios e cônjuges;

Pagamento da tarifa cadastral (em alguns casos);

CNPJ atualizado;

Alvará de funcionamento;

Contrato social, ata de constituição e estatuto ou declaração de empresário (registrado na Junta Comercial).

  • Documentos do imóvel

Se for imóvel usado, os documentos pedidos são:

Certidão do IPTU e matrícula do imóvel

Certidão negativa de débito condominial;

Certidão negativa de ônus reais;

Certidão vintenária com negativa de ônus atualizada;

Cópia do boleto pago da TCA (Taxa de Cadastro e Avaliação).

Se for imóvel novo, os documentos pedidos são: 

Certidão negativa de ônus reais;

Registro de título de propriedade;

Registro de ações reipersecutórias e alienações;

Averbação da construção no cartório de registro de imóveis.

No site do Certidão na Mão você pode emitir todos os documentos para financiamento imobiliário online.

Recomendações para conseguir um financiamento

Em resumo, as vantagens do financiamento imobiliários são bem interessantes para quem deseja sair do aluguel e começar a pensar em uma forma de investimento para o futuro. 

A recomendação principal, além de cumprir toda parte burocrática e avaliar as taxas de juros de cada banco, é nunca atrasar as parcelas para não ter problemas com a quitação da dívida. 

Outro ponto interessante é a possibilidade de usar os recursos de FGTS no financiamento. 

Vale ressaltar que, além da lista de documentos citada acima, cada banco pode solicitar alguns itens extras para dar mais credibilidade à negociação, seja para pessoa física ou jurídica. 

Com o Certidão na Mão você pode emitir as suas certidões oficiais online, sem burocracia e com o menor preço.

Avalie esse post

Clique para Avaliar

Classificação Média 5 / 5. Contagem de Votos 1

Sem votos! Seja o primeiro!

Posts Relacionados

menu