Entenda rápido como descobrir e provar se tem um imóvel no seu nome

Pode parecer curioso, mas existe um número alto de pessoas que desconfiam ter algum imóvel em seu nome e não sabem como fazer esse tipo de busca. 

Há ainda casos de pessoas que procuram um financiamento no banco e, depois de apresentar os documentos, descobrem que há uma propriedade registrada com seus dados.

Esse tipo de imprevisto acaba atrasando alguns processos mais burocráticos e gerando muita dor de cabeça para os cidadãos. 

Muitas vezes, o imóvel foi colocado em seu nome por uma fraude. Em outras situações, pode ser um homônimo. Para esclarecer este assunto, vamos trazer alguns tópicos importantes neste artigo. 

O que é certidão de imóvel?

A principal função de uma certidão de imóvel é comprovar e atestar a situação jurídica de um imóvel e seu histórico.  

Esse documento é muito utilizado em processos de compra e venda ou financiamento. 

De forma resumida, a certidão de imóvel, obtida no Cartório Oficial de Registro de Imóveis, comprova a veracidade de uma propriedade e se está tudo regular com o imóvel.

As certidões mais buscadas no cartório de registro de imóveis são:

  • Certidão de Matrícula: traz informações detalhadas e atualizadas do imóvel
  • Transcrição: registro realizado em Livro de Transcrição e das Transmissões de imóveis.
  • Certidão de Ônus Reais: serve para mostrar se há algum tipo de ônus em nome do imóvel ou do proprietário.
  • Certidão Vintenária: traz os dados das últimas duas décadas do imóvel.

Mas afinal, quem devo procurar para saber se tem um imóvel em meu nome?

Embora pareça não ser uma tarefa fácil, é possível saber se existe alguma casa, apartamento ou terreno registrado em seu nome. 

Para isso, é preciso emitir uma certidão negativa de propriedade imobiliária em um cartório de registro de imóveis. 

Existe ainda o Cartório Distribuidor de Escrituras no Fórum de cada cidade. Basta procurar o do seu município e solicitar uma certidão. 

Caso tenha algo em seu nome, o documento trará a descrição do imóvel e o número do registro no cartório de imóveis da região. Se a certidão for negativa, isso significa que nada consta em seu nome ou não foi possível localizar. 

Para quem precisa buscar esse tipo de certidão em outra cidade ou estado, os serviços de cartório online são uma boa opção. 

Esses cartórios emitem diversos tipos de certidões de forma rápida e prática para o consumidor, permitindo que as certidões sejam enviadas por Correio ou de forma digital. 

Os prazos de entrega e preço costumam variar de acordo com o tipo de solicitação. 

Em ações judiciais em que é necessário localizar bens a penhorar, a pessoa pode pedir ao juiz que autorize a busca em cadastros diversos. Nesse caso, a autorização judicial é fundamental para garantir a proteção de dados.

Certidão de Busca de Bens: saiba mais!

Esse tipo de certidão também é emitido pelo Cartório de Registro de Imóveis. Dependendo do estado ou cidade, a nomenclatura do documento pode variar, podendo também ser chamada de:

  • Certidão de Pesquisa de bens
  • Certidão de propriedade positiva/negativa
  • Certidão negativa de bens
  • Certidão Negativa de propriedade
  • Certidão de busca de bens

Em todos os casos, o objetivo dessa certidão é sempre o mesmo e baseia-se em uma pesquisa de bens registrados nos livros do Cartório de Registro de Imóveis. 

Os dados usados para esse tipo de busca são CPF ou CNPJ da parte interessada. Sendo assim, é essa certidão que você deve solicitar para saber se há algum imóvel em seu nome.

Como funciona a busca pela certidão de pesquisa de bens?

A busca para saber se há um bem em seu nome pode ser feita em diversas situações. As mais comuns são: 

  • Para a compra e venda de imóveis.
  • Para solicitação de financiamentos.
  • Para apresentação de inexistência de bens ou demais situações que seja solicitado comprovação de existência ou não de imóveis.
  • Para recebimento de auxílio do governo.

O primeiro passo é procurar o Cartório de Registro de Imóveis e iniciar a solicitação para o processo de procura de bens imóveis nos arquivos do estabelecimento. 

Após as buscas serem concluídas, será expedido um documento ao cidadão informando a existência ou não de imóveis registrados em nome do pesquisado.

Vale lembrar que existem inúmeros Cartórios de Registro de Imóveis espalhados pelo país. Ou seja, para uma busca completa em toda cidade ou estado, esse serviço deve ser solicitado para cada cartório existente.

Como isso pode ser inviável na maioria das vezes, o uso dos serviços de cartórios online pode ser uma boa opção para quem busca agilidade e praticidade.

Ferramenta online para consulta de registro de imóvel

No ano passado, foi lançada uma nova ferramenta voltada para o mercado imobiliário. Criada pela Serasa Experian em parceria com a Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo, a novidade tem o objetivo de aprimorar e dar mais segurança as negociações de financiamento.

A plataforma traz informações do comprador, do construtor e do próprio imóvel por meio da integração dos servidores da Serasa e dos Cartórios de Registros de Imóveis do Estado de São Paulo.

Esse sistema indica, por exemplo, a localização de imóveis por meio de uma busca em todos os cartórios do Estado. 

Além disso, identifica a relação de bens por CPF e permite o monitoramento das matrículas de imóveis. 

Essa solução também é útil para saber se há um imóvel registrado no nome de uma pessoa, mas é mais voltada para empresas,administradoras ou bancos. As pessoas físicas devem continuar contanto com os serviços de cartórios.

Facilidade para descobrir se há um imóvel em seu nome

Agora que você já sabe que há como saber se há um imóvel em seu nome ou não, ficou mais fácil resolver esse tipo de questão sem medo.

Em caso de divergência ou problemas com o registro de algum imóvel em seu nome, vale a pena consultar um advogado especializado neste tipo de assunto para esclarecer outras questões.

Afinal, conhecimento é o melhor caminho para não ser pego de surpresa e para resolver assuntos burocráticos, como a compra de um imóvel ou a regularização de documentos. 

Com o Certidão na Mão você pode emitir as suas certidões oficiais online, sem burocracia e com o menor preço.

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