O que é e para que serve a Certidão Quinzenária ou Trintenária de um imóvel?

Para quem trabalha com imóveis, é bem comum ouvir e ter em mãos uma Certidão Quinzenária ou Trintenária de um imóvel. Mas nem todo mundo sabe o que elas significam nem quando devem ser solicitadas.

O que são?

Essas certidões são documentoCertis que mostram todo o histórico do imóvel em um determinado período de tempo. No caso da Certidão Quinzenária, o período é de 15 anos, já a Trintenária, o período é de 30 anos.

Quanto ao histórico do imóvel, a certidão mostra exatamente tudo o que ocorreu no período. Se houve troca de donos, algum problema fiscal como atraso de impostos, se o imóvel passou por processo de inventário. Enfim, tudo o que aconteceu com o imóvel dentro do período estará descrito no documento.

Por que solicitar essas certidões?

As certidões Quinzenária e Trintenária são solicitadas principalmente em processos de compra e venda do imóvel. Como elas mostram um histórico do imóvel, elas auxiliam na identificação de algum possível problema, seja uma dívida antiga não quitada ou a não regularização de um acréscimo de construção no imóvel, entre outras coisas.

Antes de fechar um negócio, é importante avaliar o teor dessas certidões e, se for necessário, solicitar mais informações a respeito. Estar ciente do histórico do imóvel ajuda na antecipação de possíveis problemas.

Como solicitar?

A Certidão Quinzenária e/ou Trintenária podem ser solicitadas pela internet, sejam elas separadamente ou em pacotes de certidões para compra e venda de imóveis.

Para solicitar, basta ter os seguintes dados do imóvel em mãos: número da matrícula ou transcrição do imóvel e o nome do proprietário. Informar a cidade onde se localiza, endereço e, se possível, também a quadra, loteamento e o lote do imóvel.

Elas também podem ser solicitadas no Cartório de Registro de Imóveis da cidade onde o imóvel está registrado.

Valor e prazos

O valor das certidões Quinzenária e Vintenária varia de acordo com o estado e a cidade onde o imóvel está localizado, por isso, é importante consultar esses valores na sua cidade antes de fazer a solicitação.

Após compensado o pagamento, a certidão fica pronta em até cinco dias úteis e, quando solicitada pela internet, será entregue no email informado pelo cliente. Caso seja solicitado também uma via impressa, será necessário acrescer o tempo apontado pela empresa que fará a entrega.

Validade da certidão

Em média, a certidão Quinzenária e a Trintenária tem validade de 30 dias, a contar da data da expedição do documento. Porém, dependendo da situação, esse prazo pode variar. É importante consultar um especialista em caso de dúvidas.

Avalie esse post

Clique para Avaliar

Classificação Média 0 / 5. Contagem de Votos 0

Sem votos! Seja o primeiro!

Posts Relacionados

menu