Vai trabalhar como corretor de imóveis? Saiba como obter o registro no CRECI

O mercado imobiliário sempre é uma oportunidade de emprego e tem sido muito procurado nos últimos anos, por conta dos valores que circulam. Para os corretores, as comissões de venda são um grande atrativo.

Mas existe um processo para se poder começar a trabalhar como corretor e o passo mais importante é obter um registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis de seu estado, o CRECI.

Neste artigo, vamos explicar o passo a passo para obter esse registro e poder atuar no mercado imobiliário.

O Curso 

O primeiro passo para se tornar um corretor é fazer um curso preparatório em uma escola credenciada. O curso vai explicar sobre a legislação vigente, ética profissional, formas de venda, entre outros assuntos pertinentes à profissão.

Diversas instituições oferecem o curso preparatório, o mais importante é verificar se o CRECI aceita o certificado do curso. O tempo de duração e os valores variam de uma instituição para outra, é importante consultar antes de fazer a matrícula.

Estágio

Durante o curso, será preciso fazer um estágio, como parte do processo de aprendizado e que vai ser necessário para obter o registro definitivo no CRECI. Para fazer esse estágio, é necessário fazer um cadastro no site da entidade e apresentar os seguintes documentos:

  1. RG, CPF e CNH;
  2. Declaração original, expedida pela instituição de ensino reconhecida pelos órgãos educacionais competentes, de que o requerente esteja matriculado em curso de TTI ou Superior em Ciências Imobiliárias, bem como a sua atual situação de aprendizado, devendo constar a data de início e a data de prevista para o término do curso;
  3. Certificado de conclusão do ensino médio, e/ou de declaração fornecida pela escola, comprovando estar cursando o ensino médio de forma articulada com o curso. OBS: não serão aceitas declarações de cursos preparatórios, pois não comprovam o solicitado;
  4. Certidão de estado civil - de nascimento para os solteiros e de casado, contendo as devidas averbações, em caso de separação e/ou divórcio;
  5. Comprovante de residência, em nome do(a) requerente;
  6. Foto 3x4 (com expressão neutra e fundo branco, recente e de frente, sendo homens com camisa social e gravata e mulheres em trajes sociais);
  7. Assinatura digitalizada (utilizar caneta esferográfica na cor preta).

Após a apresentação e verificação desses documentos, será expedido pelo CRECI um registro provisório, para a atuação em caráter de estágio e que terá validade determinada. Além disso, será necessário pagar uma taxa de R$297,00.

Registro definitivo

Concluído o estágio e o curso preparatório, é hora de solicitar o registro definitivo no CRECI. Assim como o registro de estágio, também será necessário apresentar uma documentação específica.

O requerente ao CRECI deve acessar o site da instituição e preencher um formulário com os dados solicitados e anexar ao pedido a seguinte documentação:

  1. RG – OBS.: Não será aceito qualquer outro documento de identificação em substituição à Carteira de identidade (R.G.) expedida pela Secretaria de Segurança Pública. Em se tratando de estrangeiros (as), comprovação de permanência legal e ininterrupta no País, durante o último anuênio, acompanhada de cópia autenticada da carteira de identidade (RNE);
  2. CPF e/ou CNH, caso não tenha a numeração no RG;
  3. Comprovante de residência validade de sessenta (60) dias em nome do (a) requerente. Caso o (a) requerente não possua comprovante de residência em seu nome e apresente comprovante em nome de terceiros, se faz necessário apresentar declaração com firma reconhecida do declarante. Vale salientar que APENAS serão consideradas os seguintes comprovantes de residência de consumo, a saber: contas de água; contas de luz; contas de gás; contas de telefone FIXO;
  4. Diploma TTI frente e verso;
  5. Validação dos órgãos educacionais. GDAE e/ou SISTEC;
  6. Reservista, no caso de homens até 45 anos de idade, e/ou comprovante de quitação com o serviço militar;
  7. Título de eleitor;
  8. Certidão de estado civil sendo que, para pessoas solteiras – certidão de nascimento; pessoas casadas –certidão de casamento e, no caso de pessoas serem separadas judicialmente ou divorciadas, certidão de casamento, com as devidas averbações;
  9. Fotografia 3x4 colorida, recente, de frente, sem moldura, sem indicação de data, com a expressão natural, em trajes formais, sendo homens com camisa social e gravata (preferencialmente com paletó) e mulheres com trajes sociais;
  10. Assinatura digitalizada (utilizar caneta esferográfica na cor preta).

Após enviados todos os documentos, será gerado o boleto para o pagamento da anuidade do CRECI, que atualmente tem o valor de R$600,00. O comprovante do pagamento também deve ser enviado após o pagamento para conferência.

Com toda a documentação conferida e aprovada, o solicitante será orientado a se dirigir ao escritório do CRECI mais próximo para retirar o registro definitivo, assinar os documentos e então poder atuar como corretor de imóveis registrado.

Outras certidões também podem ser solicitadas, confira o pacote de certidões para o CRECI que Certidão na Mão preparou para você!

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