A Certidão Digital é um documento emitido em formato eletrônico pelos cartórios e surgiu para acompanhar o desenvolvimento tecnológico, facilitando o dia a dia do cidadão e oferecendo mais praticidade na emissão de certidões.

Isso porque, com a Certidão Digital, é possível ter muito mais agilidade para agilizar trâmites burocráticos, como lavratura de escrituras públicas, contratos de financiamentos, aluguel, compra e venda de imóveis, entre outros.

É importante deixar claro que a Certidão Digital possui a mesma validade jurídica e fé pública das certidões emitidas em papel. Elas contam com o Certificado Digital ICP-Brasil.

Como funciona e onde é aceita a certidão digital?

O Certificado Digital é bastante seguro e possui recursos tecnológicos contra fraudes. Ele possui uma assinatura digital que oferece garantia de integridade e autenticidade a arquivos eletrônicos. 

Isso é possível graças a um conjunto de procedimentos matemáticos atrelados a técnicas de criptografia, que garantem, de maneira única, confiável e exclusiva, a comprovação da autoria de um determinado conjunto de dados de computador.

Em outras palavras, a assinatura digital presente na Certidão Digital permite atestar de maneira segura: 

  • Que a mensagem ou arquivo são originais e não foram alterados.
  • Que o arquivo foi assinado por quem possui a chave criptográfica utilizada na assinatura eletrônica.

Onde posso armazenar a certidão digital?

Depois de emitir a sua Certidão Digital, você pode armazená-la no computador, notebook, pen-drive, e-mail ou qualquer outro local seguro. Como já foi mencionado acima, não se deve imprimir a certidão eletrônica para que ela não perca a veracidade.

Onde a Certidão Digital é aceita?

Desde Março de 2020, todas as empresas são obrigadas a aceitar o documento digital, então não precisa ter só em papel.  Mas caso queira, também pode imprimir que a certidão terá a mesma validade.

Qual é o prazo da Certidão Digital?

Agora que você já sabe como funciona e para que serve a Certidão Digital, é importante ficar atento ao prazo de validade do documento.

Geralmente, a validade de cada certificado digital varia de acordo com o tipo de documento e é definido a partir da solicitação junto à Autoridade Certificadora. 

De maneira geral, estes documentos possuem os mesmos prazos das versões em papel.

Como solicitar a Certidão Digital?

A Certidão Digital pode ser solicitada pela internet em sites especializados neste tipo de serviço. A emissão acontece de forma totalmente online sem que o cidadão precise enfrentar filas ou excesso de burocracia. 

Depois de solicitada, a Certidão Digital será gerada em um arquivo em formato PDF e enviada ao usuário por e-mail.

Caso a pessoa tenha interesse, ela pode solicitar a versão em papel e a eletrônica sem nenhum problema. Isso vale para Certidão de Nascimento Atualizada, Certidão de Casamento Atualizada, Certidão de Óbito, Certidão de Registro de Imóveis etc. 

Por fim, fica clara como a tecnologia vem auxiliando e garantindo muito mais praticidade aos cidadãos e empresas que precisam emitir documentos e certidões de forma rápida.

Se você precisa emitir uma segunda via de alguma certidão, vale a pena optar pela versão digital para deixa-la arquivada em seu computador.

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