O casamento é uma das celebrações mais comemoradas pelas pessoas, mas ela exige uma série de etapas a serem cumpridas, principalmente na parte burocrática do casamento civil.
Então, preparamos um passo a passo para que fique mais fácil de entender e passar por essa parte sem stress.
A primeira etapa do casamento civil é a habilitação do casal. Para solicitar a habilitação, o casal deve procurar o Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais mais próximo de sua residência e apresentar os documentos solicitados, que são:
Nesse momento, também é preciso apresentar duas testemunhas, que não precisam ser as mesmas que comparecerão no dia do casamento. Elas devem ser maiores de 18 anos e podem ser parentes. Além disso, devem levar um documento de identificação e declarar, no dia da habilitação, que conhecem os noivos e que não existem impedimentos legais para o matrimônio.
A habilitação deve ser solicitada em um prazo de 30 a 90 dias antes da data escolhida para a cerimônia. No ato da entrega dos documentos para a habilitação, é necessário realizar o pagamento de taxas, no valor de R$ 417,63, para o estado de São Paulo. O valor varia de estado para estado.
Após isso, todos os documentos e certidões serão verificados e se tudo estiver dentro da ordem, o casamento é autorizado.
No processo de habilitação, o casal deve definir qual será o regime de comunhão de bens a ser adotado naquela união. Essa decisão vai definir judicialmente como o casal fará a administração de seus bens.
Atualmente, existem quatro tipo de regime de comunhão de bens:
Feito todo o processo de habilitação dos noivos, o próximo passo é agendar a cerimônia para oficializar a união. Caso seja feita no cartório, o valor da cerimônia é pago no processo de habilitação.
Se os noivos optarem por fazer a cerimônia fora do cartório, é necessário pagar uma taxa de R$ 1.392,12 e agendar a data com o juiz de paz, que irá ao local oficializar a união. Esses valores são para o estado de São Paulo e variam nos outros estados.
Uma possibilidade para os casais que querem celebrar o casamento mas não tem condições financeiras de arcar com os custos é procurar as oportunidades de casamento gratuito.
Para isso acontecer, é necessário fazer uma declaração de pobreza junto a um cartório. A partir daí, o casal poderá realizar a cerimônia. Em algumas cidades, as prefeituras promovem casamentos coletivos para pessoas de baixa renda. Fique de olho.