Intercâmbio: tudo o que você precisa saber para fazer uma viagem segura

O intercâmbio é uma oportunidade para o crescimento pessoal, cultural e profissional daqueles que tem interesse em realizá-lo. Mas sempre há muitas dúvidas sobre o tipo de intercâmbio e quais os passos para garantir um intercâmbio seguro e que agregue valor tanto na vida pessoal quanto na profissional.

Para atingir esse objetivo, é preciso saber o que é um intercâmbio, quais os tipos e como solicitar um intercâmbio.

 

Tipos de intercâmbio

Intercâmbio é, em sua essência, uma troca cultural com o objetivo de desenvolver e enriquecer conhecimentos das pessoas envolvidas. Essa troca se dá pelas relações humanas, troca de conhecimentos acadêmicos e culturais de um povo que não é o seu nativo.

Para desenvolver essa troca, atualmente existem alguns tipos de intercâmbio. Os mais comuns são:

  • Intercâmbio com curso de idiomas - para quem está focado em aprender uma nova língua ou melhorar sua fluência no idioma. São cursos com duração mínima de 2 semanas, com salas de aulas compostas por estudantes de diversas nacionalidades e faixa etária, mas com o mesmo nível de habilidade do idioma.
  • Intercâmbio para estudar e trabalhar - para os estudantes que ficarão ao menos três meses no país. O estudante que quer trabalhar legalmente no exterior tem uma oportunidade excelente de compreender mais a cultura do país, conhecer pessoas, colocar em prática o idioma e também ter uma ajuda de custo durante o período de viagem.
  • Intercâmbio com foco na área profissional - São intercâmbios para realizar cursos de graduação, pós-graduação e MBA, com certificados profissionais e diploma técnico-vocacional. Além disso, tem os cursos técnicos para os estudantes que já tem um bom nível no idioma e querem melhorar os seus conhecimentos em uma área específica.
  • Intercâmbio de férias para adolescentes - é direcionado para crianças e adolescentes entre 10 e 17 anos. Normalmente acontece nos meses de férias escolares do Brasil (dezembro/janeiro e junho/julho), para que os estudantes possam conciliar o programa com as suas aulas regulares.
  • Intercâmbio para terceira idade - É um programa personalizado para pessoas com mais de 50 anos e duas semanas de duração. Esse tipo de intercâmbio dá a possibilidade de combinar um idioma com atividades culturais e de entretenimento, além de conhecer lugares turísticos.

Iniciando o processo

O primeiro passo para começar o processo de intercâmbio é definir o tipo que se pretende, o tempo de duração dele, o país pretendido e o tipo de moradia a ser utilizada ao longo intercâmbio.

Existem dois tipos de moradia: a residência estudantil (Student Housing) e a casa de família (Homestay).

 

Documentação

O próximo passo é providenciar a documentação necessária, que é muito semelhante a de uma viagem comum, mas com alguns detalhes a mais. A documentação é a seguinte:

  • Documento de identificação (RG) atualizado;
  • Passaporte válido;
  • Matrícula da instituição de ensino e carta de aceitação da escola ou contrato de trabalho do país a que se pretende viajar no intercâmbio;
  • Seguro saúde/viagem;
  • Carteira de vacinação atualizada;
  • Extrato bancário
  • Passagem de ida e volta (auxilia a mostrar o interesse de retorno ao país de origem);
  • Comprovante de acomodação (reserva de hotel, hostel ou declaração em caso de hospedagem em casa particular)Para o Passaporte:
  • Documento de identidade
  • Certidão de nascimento
  • Título de eleitor e documento de quitação com o serviço militar
  • CPF do próprio solicitante caso seja maior de idade, ou de um responsável legal para de menores de idade;
  • Passaporte anterior ou um boletim de ocorrência em caso de roubo.
  • Comprovante de pagamento da GRU

No caso de países como Estados Unidos e Canadá, o visto é exigência para adentrar o país, mesmo que seja somente como escala ou conexão. Fique atento a isso. 

É importante ressaltar que para a Europa, em intercâmbios com tempo de duração menor do que 90 dias, é possível optar por usar pelo período de turismo que o acordo entre Brasil e União Europeia tem. 

Porém, caso haja atividade remunerada e o intercambista não tenha o visto apropriado, as autoridades locais podem considerar o trabalho ilegal e exigir a deportação do brasileiro.

 

Seguro de viagem

O seguro viagem é um valor que precisa ser providenciado antes do embarque. Ele será a segurança da pessoa fora do país, pois sua função é cobrir imprevistos como doenças, despesas com remédios e emergências odontológicas. Perda e extravio de bagagem também está incluso no seguro viagem.

O valor do seguro viagem depende muito do país de destino e tempo da viagem, que pode ser de cinco dias até 12 meses. É necessário a apresentação do comprovante do seguro na imigração, na solicitação do visto ou no primeiro dia de aula/trabalho, dependendo do país para onde será feita a viagem.

 

Empresas

Um adendo importante a ser feito. Qualquer pessoa pode realizar um intercâmbio e não há nenhuma lei que obrigue o interessado em contratar uma empresa especializada nesse tipo de viagem. 

A opção fica a carga da pessoa. Algumas escolas (tanto tradicionais como de idiomas) também tem em sua lista de produtos as opções de intercâmbio e podem ser utilizadas.

É importante que, caso opte por uma empresa de intercâmbio, a pessoa busque referências e pessoas que já utilizaram aquela empresa, a fim de ver a seriedade do trabalho dela para não correr riscos de cair em uma fraude ou golpe e ter problemas com a justiça brasileira e estrangeira, dependendo da situação.


Você precisa tirar o passaporte? Clique no botão a baixo e solicite já a sua Certidão de Nascimento Atualizada sem sair de casa!

Pedir Certidão

Avalie esse post

Clique para Avaliar

Classificação Média 0 / 5. Contagem de Votos 0

Sem votos! Seja o primeiro!

Posts Relacionados

menu