Perda ou dano na certidão original, o que fazer?

Documentos e certidões devem ser guardados e manuseados com muito cuidado para que não haja danos ou mesmo que ele se perca ou seja furtado e/ou roubado. Mas eventualidades acontecem e somos obrigados a procurar reaver o documento, por meio da solicitação da segunda via.

Porém, nem todo mundo sabe como proceder quando é necessário solicitar a segunda via de um documento. Então fizemos este passo a passo para esclarecer o que deve ser feito nessas situações.

 

Comunique as autoridades

O primeiro passo é comunicar às autoridades sobre a perda, extravio ou roubo/furto do documento. O boletim de ocorrência deve ser feito com máxima urgência para evitar problemas como o uso dos seus documentos de forma indevida (falsidade ideológica). 

Com o boletim de ocorrência, que pode ser feito online, no site da Polícia Civil, será feito uma declaração, onde o cidadão atestará a veracidade das informações fornecidas. Com o BO em mãos, o cidadão poderá dar continuidade no processo de solicitação da segunda via.

Também é importante comunicar instituições financeiras e de proteção ao crédito caso algum documento relativo a dinheiro (como talão de cheque, cartões, cartas de crédito e afins) esteja na lista de documentos perdidos e/ou furtados.

 

Passaporte

Quando o caso envolve a perda ou roubo do passaporte, o titular do documento deve fazer o boletim de ocorrência e, além disso, comparecer a um posto da Polícia Federal para comunicar o ocorrido.

Vale lembrar, que o procedimento é exigido também nos casos de dano, adulteração, inutilização, e ainda, a recuperação do passaporte, quando ocorrer. Para efetuar o aviso, o titular do passaporte deve comparecer a uma unidade da Polícia Federal munido de um formulário preenchido, que está disponível no site da Polícia Federal.

 

Solicite a segunda via

Já com o boletim de ocorrência em mãos, é hora de solicitar a segunda via dos documentos. O primeiro passo é verificar o órgão emissor para que a solicitação seja feita. Além disso, é necessário juntar os documentos obrigatórios para cada tipo de documento.

Como exemplo, podemos falar da segunda via do RG. Na maioria dos estados brasileiros, o documento é expedido pela secretaria estadual de segurança pública, mas não é uma regra. No Rio de Janeiro, por exemplo, a confecção do documento está a cargo do Detran.

Reunidos os documentos solicitados, a pessoa deve ir até o órgão responsável e solicitar a segunda via, que será entregue posteriormente. No Estado de São Paulo é possível solicitar a segunda via de vários documentos em um único lugar, o Poupatempo.

 

Certidões

Já no caso das certidões, como a de nascimento, casamento, óbito, entre outras a segunda via pode ser solicitada via internet. Para solicitar-las é necessário enviar os documentos exigidos para cada tipo de certidão ao cartório online e faz o pagamento das taxas, recebendo posteriormente a certidão. 

É importante lembrar ao usuário para verificar a certificação do cartório na hora da solicitação pela internet, evitando assim possíveis fraudes.

 

Valor

O custo da solicitação da segunda via de certidões e documentos varia de acordo com o tipo de documento. É importante consultar os valores e formas de pagamento antes de realizar a solicitação.

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