Quando você faz um pedido no Certidão na Mão, você tem algumas opções de forma de pagamento, como em qualquer compra online que pode ser feita em qualquer site na internet.
Uma das opções de pagamento mais utilizadas é o boleto bancário. Além do fato de ser um pagamento à vista e com a segurança de um boleto, esse tipo de pagamento tem uma peculiaridade que afeta diretamente o prazo de entrega: o tempo de compensação do pagamento.
Para entender melhor o que isso significa, vamos explicar da forma mais simples possível. Suponhamos que no dia de hoje, você faça um pedido no Certidão na Mão e realize o pagamento por meio de boleto bancário.
Após realizado o pagamento, é preciso que exista uma comunicação do banco do cliente com o banco do Certidão na Mão para informar ‘olha, o boleto número 1234 (número fictício) foi pago, aqui está o dinheiro’.
Essa comunicação pode levar até três dias para acontecer. Pode acontecer mais rápido? Claro que pode. Mas esse é o prazo médio estipulado entre as instituições bancárias.
Quando a equipe do Certidão na Mão recebe do banco o aviso de que o boleto 1234 foi pago é que começa, de fato, a contar o prazo de entrega. E essa era a dúvida que sempre pairava na cabeça das pessoas, que eventualmente faziam essa pergunta para a gente por meio do site ou redes sociais.
Em resumo, quando você paga um boleto de um pedido no Certidão na Mão, o prazo para a entrega da certidão começa a contar a partir do momento em que recebemos o aviso do banco que o boleto foi pago e o dinheiro compensado.