Certidão dos 10 Cartórios de Protesto de São Paulo: você sabe o que é?

A certidão de protesto é um documento emitido por cartórios de todo o Brasil em formato impresso ou digital e tem como objetivo informar se existem ou não dívidas protestadas em nome de uma empresa ou pessoa física. 

Para simplificar, podemos definir as certidões de protesto dentro das seguintes modalidades:

 

  • Certidão de protesto negativa

 

A certidão negativa de protesto atesta que não existem protestos no CPF ou CNPJ pesquisado. Ou seja, essa pessoa (física ou jurídica) está em dia com suas obrigações financeiras e não possui dívidas em aberto em seu nome. 

 

  • Certidão de protesto positiva

 

Nesse caso, a certidão mostra que existem protestos relacionados ao CPF ou CNPF pesquisados e que precisam ser pagos. O documento traz também informações sobre o valor da dívida e dados do credor. 

 

Quando a certidão de protesto é solicitada?

A certidão de protesto emitida em cartório pode ter uma abrangência de cinco até dez anos. Este tempo vai depender da finalidade do documento. 

Geralmente, essa certidão é solicitada em situações mais burocráticas e que exigem que a pessoa comprove sua situação financeira. Alguns exemplos são:

  • Para compra ou venda de um imóvel
  • Para financiamento de um imóvel
  • Para participação em concurso público
  • Para contratos de aluguel
  • Por solicitação da rede bancária
  • Para participação em concorrência pública (no caso de empresas)
  • Para financiamento de veículos 
  • Quando o devedor não sabe quem o protestou

 

Certidões de protesto dos dez cartórios: o que é, afinal?

Muita gente não sabe, mas na capital de São Paulo existem ao todo dez cartórios de protesto de título. 

Pensando em facilitar a emissão das certidões de todos estes cartórios de forma mais prática e segura, foi criado um sistema em que é possível fazer essa solicitação em um único pedido. 

Esse sistema chama-se Serviço Central de Protesto de Títulos e é bastante útil para os cidadãos que precisam saber se possuem dívidas protestadas. 

 

Por que o Serviço Central de Protesto de Títulos é importante?

Como já foi mencionado acima, o Serviço Central de Protesto de Títulos é a maneira mais simples e cômoda de conseguir as certidões de protesto em São Paulo (capital). 

Com esse sistema unificado, é possível solicitar em um único pedido as certidões dos dez Cartórios de Protesto existentes na capital registradas nos últimos cinco ou dez anos. 

Isso gera mais agilidade para o dia a dia do cidadão, especialmente quando se tem pressa para resolver alguma situação mais urgente.

Vale lembrar que este tipo de solicitação pode ser feito de forma digital com o auxílio de empresas especializadas neste tipo de serviço. Elas fazem o pedido e o cliente recebe os documentos em sua casa com total segurança. 

 

O que fazer quando há um título protestado em meu nome?

Se a pessoa emitiu uma certidão e viu que tinha alguma dívida protestada em seu nome, o primeiro passo para resolver essa situação é quitar o débito. Dessa maneira, será possível ter crédito novamente na praça e o nome limpo para realizar transações financeiras. 

As recomendações principais são: 

- A pessoa deve entrar em contato com a empresa ou credor que fez o protesto do título e avisar o seu interesse em pagar a dívida. 

– A pessoa pode procurar o cartório de protesto onde o título foi protestado para verificar o valor total a ser pago, bem como as taxas existentes.

– Por fim, a pessoa deve procurar o SPC ou SERASA, munida dos comprovantes de pagamentos necessários, para solicitar a retirada do seu nome dos registros de inadimplência. 

 

Quais títulos podem ser levados a protesto?

Existem vários títulos de crédito que podem ser protestados. Os mais comuns são esses abaixo:

  • Cheques
  • Duplicatas
  • Notas promissórias
  • Boletos
  • Carnês
  • Contratos de aluguel
  • Cotas condominiais
  • Sentenças judiciais
  • Confissão de dívidas e muito mais

 

Protesto é a mesma coisa que entrar na justiça?

De forma resumida, o protesto em cartório ocorre quando uma empresa ou até mesmo uma pessoa física resolve registrar a ocorrência de uma dívida não paga. 

Essa atitude, conhecida como protestar, visa tornar a dívida pública e criar uma intimação para que o devedor seja notificado e quite com suas obrigações.

Não se trata de uma ação judicial, mas o protesto é uma maneira de resguardar o credor caso ele decida entrar na Justiça para solicitar o pagamento. 

Ou seja, o protesto é um registro formal de que há dívidas em aberto e pode servir como prova em situações mais radicais. 

Uma das principais consequências do protesto para o devedor é o envio dos seus dados diretamente para os órgãos de proteção ao crédito. 

Isso certamente resultará em dificuldades para conseguir financiamento, empréstimos, abrir contas em bancos e obter outros tipos de crédito.

 

Como realizar o protesto de uma dívida em cartório?

Caso você tenha uma dívida em aberto e queira fazer uma intimação ao devedor, basta procurar um cartório de protesto de títulos portando os documentos pessoais válidos (identidade, CPF, comprovante de residência) e o título original que precisa ser pago. 

No cartório, será necessário preencher e assinar corretamente um formulário de encaminhamento de protesto.

Assim que o cartório receber o título e o formulário, será realizada uma análise formal do documento apresentado para verificar sua regularidade. É importante que o título esteja em bom estado e sem rasuras. 

Em seguida, o cartório faz o envio de uma intimação ao endereço da pessoa apresentada como devedora. Ela recebe um prazo específico para quitar a inadimplência antes que seu nome seja encaminhado aos serviços de restrição ao crédito. 

Caso ela não seja encontrada no endereço para receber a correspondência, um edital é publicado para que o protesto se torne de conhecimento público. 

Vale lembrar que o credor não paga para fazer o registro do título. Quem paga as custas deste procedimento é o devedor, no ato do pagamento do título ou de eventual cancelamento do mesmo. 

Avalie esse post

Clique para Avaliar

Classificação Média 0 / 5. Contagem de Votos 0

Sem votos! Seja o primeiro!

Posts Relacionados

menu