A Certidão Negativa de Débitos é um documento bastante importante, especialmente para empresas. Também chamada de CND federal, ela serve para mostrar que uma pessoa (física ou jurídica) está isenta de débitos ou outro tipo de pendência com a União.
Muitas empresas dos mais variados segmentos emitem a Certidão Negativa de Débitos para comprovar que estão em dia com suas obrigações financeiras e sem dívidas com a Receita Federal.
Esse tipo de comprovação é importante em caso de empréstimo, financiamentos, negociações com fornecedores, participação em licitações e outras situações burocráticas.
Como á foi mencionado, esse tipo de certidão negativa mostra que determinado cidadão ou empresa está totalmente livre de dívidas com órgãos do Governo.
A CND é bastante solicitada em processos de licitação, empréstimos, cadastro ou homologações. Por este motivo, muita gente acredita que ela não passa de um documento para fins burocráticos ou para dificultar a rotina das empresas.
Mas a verdade é que a Certidão Negativa de Débitos Federais é um documento de extrema relevância para a sociedade, para empresários e para o Estado. Isso porque ela oferece muito mais segurança e transparência para investidores, compradores e instituições financeiras na hora de fechar negociações.
O prazo de validade da Certidão Negativa de Débitos Federais é de seis meses. Nesse sentido, é importante que as empresas ou pessoas físicas solicitem uma nova certidão sempre que necessário ou sempre que terminar este prazo.
A solicitação da Certidão Negativa de Débitos de Tributos Federais e Dívida Ativa da União (Receita Federal) pode ser feita de forma online no Portal da Receita Federal ou em sites especializados neste tipo de procedimento, sem a necessidade de enfrentar fila em repartições públicas estaduais ou federais.
Geralmente, para ter acesso ao documento da CND em todas as esferas (municipal, estadual ou federal), é necessário apresentar as seguintes informações:
Pessoas físicas:
CPF;
Identidade (RG);
Data de Nascimento;
Informações de filiação.
Pessoas jurídicas:
CNPJ;
Razão Social;
Dados do responsável pela empresa na Receita Federal.
Como vimos anteriormente, a Certidão Negativa de Débitos é direcionada para pessoa física e jurídica. Ela mostra se determinado CPF ou CNPJ tem algum tipo de dívida com a União.
Caso o sistema da Receita Federal identifique que o contribuinte possui pendências com órgãos públicos, será emitida automaticamente uma certidão positiva com efeitos de negativa (CPEN).
Esse tipo de status acontece quando as dívidas estão com suas exigibilidades suspensas ou garantidas por penhoras que estão em execução fiscal
Existe, ainda, a Certidão Positiva (CP), que tem a finalidade de comprovar a existência de um débito não está relacionado com as regras da CPEN.
Caso o cidadão ou a empresa já estejam com as suas pendências quitadas e mesmo assim não for possível emitir a certidão negativa de débitos, será necessário ir a uma das agências da Receita Federal para apresentar comprovantes de pagamento e regularizar a situação.
De forma ainda mais resumida, podemos classificar Certidão Negativa de Débitos de Tributos Federais (ou CND Receita Federal) das seguintes formas:
A Certidão Negativa de Débitos não se restringe apenas à modalidade voltada para dívidas com a União.
Muito pelo contrário. Por se tratar de um tipo de certidão muito relevante para empresas e cidadãos de modo geral, a CND também pode englobar órgãos das esferas municipais, estaduais e federais, tendo as mais diversas finalidades.
As mais comuns são essas abaixo: