Vender um imóvel é um processo relativamente simples. Você procura um corretor de imóveis de confiança ou uma imobiliária, apresenta os dados do imóvel, fotos e o estabelecimento faz o resto.
Até aí, nada de novo, mas e na hora de fechar o negócio? Você sabe o que precisa ser feito para que ele seja concluído com sucesso e sem chance de dar dor de cabeça para nenhuma das partes?
Bom, é nessa hora que entram as certidões. Elas vão atestar que o vendedor e o imóvel estão com as suas situações regulares e que o negócio pode ser concluído sem qualquer problema.
Agora que já sabemos que é necessário a emissão de certidões para concluir um negócio, vamos ver quais certidões são necessárias para a parte que está vendendo o imóvel.
Além dos documentos pessoais de identificação (RG e CPF), o vendedor precisa apresentar as seguintes certidões:
Agora que você já sabe de toda a documentação que precisa para vender o seu imóvel, o próximo passo é organizar tudo isso. Para facilitar, você pode solicitar todas essas certidões de compra e venda, em um único pedido pelo Certidão na Mão, que vai te entregar tudo em casa e por e-mail, livrando você da burocracia dos cartórios.
Mas é importante lembrar que, se alguma certidão for positiva, é importante que se resolva o problema antes de dar prosseguimento com a venda. Na dúvida sobre qualquer certidão ou parte do processo, é importante consultar um especialista.