Você sabe que a contagem do prazo dos cartórios leva em conta apenas os dias úteis? E você sabe como contar esses dias úteis?
É uma pergunta que parece boba, mas que faz muita diferença. Dias úteis são os dias em que os cartórios, bancos e órgãos oficiais trabalham.
A resposta é simples: isso vai ajudar na hora de calcular a entrega dos documentos solicitados com o Certidão na Mão.
Como já falamos aqui em cima, cartórios funcionam em dias úteis, ou seja aqueles que não são feriados, emendas ou finais de semana. O Certidão na Mão funciona exatamente igual aos cartórios, principalmente porque o nosso trabalho depende do funcionamento dos cartórios.
Então, explicando na prática, se você faz um pedido na sexta, às 19 horas, significa que o pedido foi feito fora do horário comercial, certo?
Mesmo que a confirmação do pagamento seja realizada minutos depois, os cartórios e o Certidão na Mão já não estão mais em horário de funcionamento e só voltam a exercer as atividades no próximo dia útil seguinte, a partir das 10 horas da manhã.
Então, saber fazer a conta dos dias úteis é importante e necessário para saber exatamente até quando o documento solicitado deve ser entregue e, principalmente, em caso de um atraso, seja cobrado uma explicação.