De tempos em tempos as pessoas precisam renovar algum tipo de documento, seja por que a validade expirou, por ter sido danificado por quaisquer motivos ou por conta de um roubo ou furto.
Hoje vamos falar sobre a segunda via do RG, como e onde solicitar, quais os documentos e o valor para a segunda via e também sobre a validade desse documento. Então vamos a um rápido passo a passo sobre como providenciar a segunda via.
O primeiro passo, seja em caso de perda, extravio ou roubo do RG, é ir até a delegacia mais próxima e fazer um boletim de ocorrência. Com ele, você comunica as autoridades sobre o ocorrido e, caso alguém tente se passar por você, as devidas atitudes são tomadas.
A segunda via do RG pode ser solicitada diretamente no setor de identificação da sua Cidade. Por se tratar de um documento emitido por órgãos estaduais, cada estado vincula esse setor a uma área determinada.
Como exemplo, O estado de São Paulo vincula o setor de identificação à Polícia Civil e à secretaria de segurança pública. Já o Rio de Janeiro, vincula o setor ao Detran.
Outra forma de solicitar é via online. Em São Paulo, essa solicitação pode ser feita por meio do Poupatempo, onde é feito um agendamento, é gerado o boleto para o pagamento das taxas e no dia agendado, a pessoa entrega os documentos e aguarda o prazo determinado para a retirada do documento.
A segunda via do RG, diferente da primeira, não é gratuita. Para expedir a segunda via do documento, o cidadão precisa pagar uma taxa de R$ 41,42, no estado de São Paulo. Esse valor varia de estado para estado, portanto é bom consultar junto ao setor de identificação da sua cidade.
Uma dúvida que acaba surgindo eventualmente é sobre a validade do RG. O documento não tem um prazo de validade, mas as autoridades recomendam a renovação dele a cada 10 anos, para manter as informações e principalmente a foto atualizada, a fim de se evitar problemas.
Outra recomendação importante é sobre o estado de conservação do documento. É recomendado que ele seja guardado adequadamente para manter suas características. Em caso de algum dano, também é necessário fazer a segunda via.
Feito o boletim de ocorrência, o próximo passo é providenciar a documentação necessária para a solicitação da segunda via, que são:
Esses documentos devem ser entregues ao setor de identificação, onde será feita a coleta das impressões digitais para a confecção da segunda via.
Em alguns estados do país, já está sendo confeccionado um novo modelo de Carteira de Identidade. Além do número do RG e das informações tradicionais, o novo modelo dá a opção de incluir informações como o CPF, número do título de eleitor, Carteira Nacional de Habilitação entre outros documentos.
Caso seja da vontade da pessoa incluir essas informações na Carteira de Identidade, é necessário apresentar os documentos originais e uma cópia para a sua inclusão. É importante ressaltar que a inclusão desses dados é opcional e não são todos os estados do país que dispõem deste novo modelo.