Na Certidão de um Imóvel, consta a correta localização do imóvel, a descrição da área, dos proprietários atuais e anteriores, informações sobre transações ocorridas, entre outras.
Para registrar estes dados, o cartório utiliza um documento chamado de Matrícula do Imóvel ou Transcrição, que informa o histórico completo da propriedade, bem como todas as alterações e os ônus que, eventualmente, possam existir.
O Cartório de Registro de Imóveis pode praticar os seguintes atos na Matrícula:
Pode-se dizer que o registro é o ato praticado para transmissão ou constituição de um direito real, seja realizado por pessoas vivas ou em razão da morte de alguém, tendo como exemplo: Registro de uma compra e venda, registro de uma doação, registro de aquisição do imóvel por herança, da instituição de bem de família, das penhoras, arrestos e sequestros de imóveis, etc.
Pode-se dizer que a averbação são os atos praticados para alterar as condições do registro do imóvel, como por exemplo: Acontecimentos que alterem os elementos do registro, seja quanto à situação física da propriedade (construção de uma casa, cômodo ou alteração de nome de rua), seja quanto à situação do proprietário (troca de estado civil ou de nome, por exemplo).